Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Detonautas - 20 Anos - Acústico - 2023 - Download


Gênero: Alternative Rock

1. A Quem Precisar de Mim
2. Por Onde Você Anda?
3. O Que Será de Nós?
4. Lógica
5. O Dia Que Não Terminou
6. Aposta
7. Vamos Viver
8. Nada é Sempre Igual
9. Só uma Canção
10. Um Cara de Sorte
11. Tudo Pode Acontecer
12. Me Diz Você
13. O Retorno de Saturno
14. Olhos Certos
15. Você Me Faz Tão Bem
16. Só Por Hoje
17. Quando o Sol Se For
18. Outro Lugar
19. Oração do Horizonte

Link 01
DOWNLOAD
Link 02

LISTEN


Ao longo de 20 anos de existência, Detonautas passou pelas mais diversas situações. Teve vínculo com gravadora, ficou por anos como banda independente, foi alvo de polêmicas, etc. Como forma de celebrar essa história, o grupo lança, nesta quinta, 27, Acústico 20 Anos - O Amor Não Tem Inimigos, Vol. 1 (Ao Vivo).


Com quatro faixas ao todo ("Aposta," "O Dia que Não Terminou," "Por Onde Você Anda" e "Lógica"), esse é o segundo disco acústico da banda formada por Tico Santta Cruz, Renato Rocha, Fábio Brasil, Phil Machado e Macca. Porém, algumas séries de acasos foram responsáveis pelo projeto estar com essa forma como a conhecemos hoje.


Em 2009, Detonautas lançou Detonautas Acústico, mas o projeto não foi muito além do lançamento e a banda não chegou a fazer turnê do álbum, mesmo com ótimos números no YouTube, com milhões de visualizações. Isso foi uma questão para os integrantes da banda, que sempre quiseram realizar outro álbum parecido para colocá-lo na estrada.


Ou seja, existia um tipo de conteúdo bem-sucedido e “preso” no YouTube do grupo. Passaram-se 10 anos, e a vontade de fazer um acústico “para valer” seguiu entre os integrantes da banda. Em 2019, Tico Santta Cruz foi conversar com Paulo Junqueiro, presidente da Sony Music Entertainment Brasil. O cantor perguntou se banda conseguiria recuperar o canal. Porém, o executivo decidiu contratar a banda para realizar outro acústico, e a primeira parte dele chega com Acústico 20 Anos - O Amor Não Tem Inimigos, Vol. 1 (Ao Vivo).


Esse acústico começou a ser feito em fevereiro/março de 2020. Aí veio a pandemia [e pausamos o projeto]. Então o processo todo começou nesse conversa em 2019 e evoluiu para gravação que seria em 2020, mas na crise sanitária lançamos dois discos: Álbum Laranja e Esperança.
Com a vacinação contra covid-19, retorno de shows e festivais, os integrantes do Detonautas decidiram retomar o segundo disco acústico. "Resolvemos fazer um projeto com esse espectro, abordando a história da banda num formato acústico, o produto que talvez tenha dado mais retorno em termos de visualizações espontâneas por parte do público."


Segundo Tico Santta Cruz, Acústico 20 Anos vem para celebrar a banda com a lembrança de uma turnê do primeiro que não aconteceu, além de existir "uma represa de pessoas que não assistiram esse formato ao vivo, de poderem ir num lugar assistir a tudo isso." Eis que surge uma música inédita no meio de tudo isso. Normalmente, grande maioria das bandas cantam sucessos das respectivas carreiras em projetos acústicos. Porém, Detonautas resolveu adicionar uma música inédita em Acústico 20 Anos - O Amor Não Tem Inimigos, Vol. 1 (Ao Vivo), intitulada “Aposta.”


A canção começou a ser escrita ainda antes da pandemia e nem era parte do acústico, mas foi finalizada no período de retomada da indústria musical, após a banda realizar uma “releitura da nossa carreira.” “Embora a gente tenha produzido bastante, como gravamos dois discos, a gente também teve tempo de repensar muita coisa,” explicou Santta Cruz.


‘Aposta’ é muito fruto disso, uma letra que fala sobre essa reflexão de buscar alguns lugares da sua vida que você não deu tanta - e deixar alguns outros para trás e apostar nessa revolução interior. O cantor teve uma inspiração para a música durante sessão com Renato Rocha e Phil Machado: “Comecei a improvisar uma letra cantando no microfone aleatoriamente. Veio essa linha temática falando sobre essa reflexão de quanto custa o sossego, de quanto custa você estar em paz com você mesmo e o que você precisa fazer para poder encontrar esse lugar na vida. Ela tinha uma força natural que prevaleceu e acabou se tornando até single.” Claro, para conseguir colocar um lançamento significativo e importante para o Detonautas, os integrantes e gravadora tiveram bastante planejamento. Tudo começou com a divisão do acústico em volumes.


Segundo Tico Santta Cruz, o grupo teve duas opções: ou lançava o produto inteiro e já entregava tudo ali para os fãs, ou a esquentariam, de certa forma, relação deles com esse público novamente. Além disso, os músicos olharam atentamente o timing da agenda de shows. “Achamos interessante o fato de que Detonautas vai tocar no The Town, um festival importante que potencializa muito o nome das bandas, e queríamos fazer uma trajetória até lá,” disse. “Mas o show no evento não será acústico, mas aproveitaremos a importância desse momento com uma visibilidade grande.”


Depois, vamos cair em uma turnê, construída para 2024, porque a agenda do Detonautas, graças a Deus, está cheia até o fim do ano. Não tínhamos como interromper a turnê atual para colocar do acústico. Então, Detonautas e Sony estruturaram o lançamento para poder dar o máximo de vida para o acústico em 2023, para depois dar uma sobrevida maior ainda em 2024 - e até vir com um bônus, quando a turnê começar, quem sabe.


A própria tracklist também foi muito bem pensada: “Pegamos uma música inédita (‘Aposta’), uma música de sucesso da primeira fase do Detonautas, de 2002 até 2010 (‘O dia que não terminou'). De 2010 para frente a gente se torna independente, então a gente pegou outra música que foi sucesso também do Detonautas no período independente ('Por Onde Você Anda?').” Fechamos a quarta escolha com um lado B (‘Lógica’), que é uma música muito bonita, que talvez tenha ficado no caminho ao longo da história - e agora a gente retomou ela para poder linkar com o público que acompanha a banda há muito tempo.


Nessa grande celebração do Detonautas, a banda chamou alguns artistas para participar do projeto, como Badauí (CPM22), Lucas Silveira (Fresno) e Di Ferreiro (NX Zero). Porém, Tico Santta Cruz aproveita para fazer uma autocrítica no meio disso tudo. Mas por que fazer um acústico? Como o cantor explicou, “o acústico é a forma original da música, porque todas as canções que compus começaram no violão. Então ela é o primeiro gene para começar a fazer uma música. É você pegar o violão e começar os acordes.”


Detonautas percorreu um caminho longo até aqui
Desde o começo da banda, Detonautas já começou a ter uma carreira bastante intensa - e isso perdura até hoje. Logo nos primeiros anos, abriu show do Red Hot Chili Peppers, quando a banda lançou By the Way (2002). É possível separar a história do grupo em dois pré-períodos: transição da música no meio analógico para o digital e quando viraram independentes em 2010.


A trajetória do Detonautas é de resiliência, porque apesar de muitas apostas de que a gente não conseguiria sobreviver ao tempo, a gente está aqui até hoje, na verdade. Resistimos bem apesar de tudo. Por mais que tenhamos ótimos exemplos de bandas que duraram anos e anos, isso não é tão comum na indústria: “Vinte anos é um tempo bastante importante para uma banda que sobreviveu aí a tantas mudanças, tanto no establishment quanto no ambiente de moda em geral do país.”

Post a Comment for "Detonautas - 20 Anos - Acústico - 2023 - Download"